Powered By Blogger

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Globo Repórter - 28/10/2011

Bom dia !!!

Esta reportagem passou no Globo Repórter e vou postá-la aqui no blog pois a mesma é muito interessante e importante !

Nutróloga recomenda alimentos que saciam para emagrecer. São os chamados alimentos sacietógenos, que dão saciedade, ricos em fibras solúveis que se dissolvem na água.
Basta o sol aparecer forte e recomeça o velho dilema: de um lado, as tentações da boa mesa, a falta de tempo para uma rotina saudável e todas aquelas outras desculpas para justificar os quilinhos a mais. Do outro, o sonho da silhueta ideal - de preferência, magra. Uma batalha que parece não ter fim para homens e mulheres. Aliás, que mulher já não tentou alguma dieta com promessa milagrosa pelo menos uma vez na vida?

Será que existem alimentos que fazem bem à saúde e ainda ajudam você a perder peso? Pode ser esse o segredo das novas dietas: fazer da comida uma aliada da balança, transformar as refeições em estratégias para emagrecer.

Para a nutróloga Jane Corona, a regra é não abusar do que engorda e rever alguns conceitos.

“A maioria das pessoas geralmente se preocupa com calorias. Isso é um erro alimentar, porque muitas vezes você escolhe um alimento pouco calórico, mas que não dá saciedade. O importante para quem realmente quer perder peso é consumir aquele alimento que a digestão é mais demorada. A pessoa fica mais tempo sem fome”, explica.

São os chamados alimentos sacietógenos, que dão saciedade, ricos em fibras solúveis que se dissolvem na água. Exemplos: banana e abacate, uma dupla com muitas calorias, mas que, segundo a pesquisadora, pode e deve fazer parte de uma dieta.

“Um quarto de abacate com uma banana, perfeito para de manhã, você fica até a hora do almoço sem fome”, garante Jane.

Os alimentos que saciam também devem ser usados nas refeições principais. Quem gosta, deve abusar de cebola na comida, um alimento que tem bastante fibra e que dá muita saciedade. Outra sugestão da nutróloga é fazer uma salada de pepino com cebola, dois ingredientes que tiram a fome. Para o fim do dia, outra receita com muita fibra capaz de conter a nossa gula: sopa de abobrinha. “Uma sopa de abobrinha à noite, por exemplo, quem chega tarde em casa, é excelente, porque vai dormir sem fome e não engorda.”

Agora anote os alimentos que a nutróloga indica para quem quer perder peso: banana, abacate, azeite de oliva, feijão, cebola, jiló, pepino, abobrinha, cacau, canela, chá verde, café.

Exercício físico é um aliado poderoso em uma dieta. Queimamos mais calorias e por isso emagrecemos com mais facilidade. Alguns alimentos também têm essa função: de fazer o metabolismo trabalhar mais e eliminar gorduras, como se colocássemos o nosso organismo para malhar, apenas escolhendo a comida certa.

Foi o que fez um grupo de mulheres de Piracicaba, no interior de São Paulo, que seguiu à risca uma dieta. Elas foram voluntárias em uma pesquisa que testou uma nova fórmula de perder peso.

Durante dois meses, elas beberam diariamente duas colheres de sopa de uma concentração de chá verde em pó, diluída em água gelada.

A pesquisa foi desenvolvida na Esalq, escola de agricultura da USP, com 40 mulheres. Para não gerar dúvidas, todas passaram por uma dieta de adaptação um mês antes de começar o estudo. Mas, sem saber, uma parte tomou um pozinho sem o extrato de chá verde.

“O grupo que consumiu o chá verde foi o único grupo que perdeu peso, cerca de 5,7 quilos em média. As que não consumiram o chá não tiveram modificação nenhuma”, diz a educadora física Gabrielle Cardoso.

O chá verde, tão simples, guarda uma substância poderosa contra as gorduras: a catequina. “Ele auxilia na queima calórica. Ele aumenta a queima calórica em até 5%”, conta Gabrielle. “O chá verde quebra a gordura armazenada no organismo e faz com que a gordura que você consome em alimentos não seja totalmente absorvida pelo seu organismo.” E mais: a gordura que não ficou acumulada no corpo pode se transformar em energia para quem pratica exercícios físicos.

“As voluntárias que fizeram exercícios e tomaram chá verde perderam cerca de nove centímetros na circunferência da cintura, enquanto as que tomaram apenas chá verde tiveram reduzido por volta de cinco centímetros a sua circunferência da cintura”, afirma Gabrielle.

Mas, atenção: a universidade usou um pó com alta concentração de catequina. Para conseguir o mesmo efeito com as folhas, seria preciso beber muito chá. Os especialistas recomendam que o consumo diário não passe de dez gramas da folha em um litro de água fervente. A pessoa vai emagrecer, sim - um pouco mais lentamente do que as voluntárias da pesquisa.

A bioquímica Gláucia Pastore, da Universidade de Campinas, pesquisa os efeitos dos alimentos no nosso corpo há mais de 25 anos, e tem uma explicação para a eficiência do chá verde: é um termogênico, ou seja, um alimento que produz calor, acelera o nosso metabolismo e, consequentemente, aumenta o gasto calórico. Por isso, é preciso cuidado para não exagerar no consumo.

“Se a gente acelerar demais, você também vai ter outros problemas relacionados. Por exemplo, taquicardia e respiração modificada. Em geral, esses alimentos podem desencadear alguma reação como uma ativação de um estado de alerta um pouco mais acelerado, e aí pode prejudicar o sono”, alerta a bioquímica.

Outros exemplos de termogênicos: a canela, o café, o azeite de oliva e as pimentas - campeãs nesse quesito.

 Mas a pesquisadora aconselha: a melhor dieta é mesmo a clássica: com muitos legumes, frutas e verduras.

“A gente pode aproveitar a nossa própria vida moderna. Pode levar para o trabalho umas duas ou três frutas e comer ao longo do dia entre as principais refeições. Isso faz com que você se sinta mais disposta e vai comer menos nas refeições principais”, recomenda.

Nesse lanche, você deve usar frutas que saciam mais, como a ameixa, o pêssego, a manga e a pera.

Outro termogênico que é novidade nas dietas para emagrecer: o óleo de coco extra-virgem, uma gordura que vem apresentando bons resultados. Diminui a fome e aumenta o gasto calórico.

“Ele é rapidamente absorvido no intestino, vai rápido para a circulação, chega rápido ao fígado, produzindo energia rápida. Quanto mais energia a gente produz de forma rápida, mais o nosso cérebro entende que chegou a hora de parar de comer”, explica a nutricionista Christine Vogel, da UFRJ.

Os benefícios do óleo de coco foram comprovados na prática em uma pesquisa feita na Universidade Federal do Rio. O cardápio incluía uma colher de sopa do óleo por dia e foi oferecido a um grupo que normalmente não é muito adepto a dietas. Todos os 30 pacientes do estudo eram homens.

Para poder participar da pesquisa, os voluntários passaram por uma reeducação alimentar. Mas, hoje, depois de parar de consumir o óleo, a balança já não dá tantas alegrias. Todos voltaram a engordar.

Há dois meses, o Instituto Nacional de Cardiologia do Rio de Janeiro aceitou experimentar o óleo em doentes que sofreram infarto ou tiveram o coração operado.

“A gente espera que esse óleo de coco venha a auxiliar na perda de peso, na redução da gordura abdominal, que está associada a várias doenças, principalmente às doenças do coração”, conta a nutricionista Glorimar Rosa, da UFRJ.

O estudo ainda está no início, mas os pacientes apostam nos efeitos do óleo.

(Globo Repórter – 28/10/2011) 

Eu vou aproveitar as dicas e incluir na minha alimentação chá verde em pó e óleo de coco, que devem ser vendidos em lojas de produtos orgânicos. Aproveitem também e "emagreçam com saúde" !

Beijos e boa semana !

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate

Bom dia !!!

Vocês gostam de doce? Confesso que prefiro salgado mas, ultimamente, não sei porque, estou uma formiguinha...

Adoro bolo e o meu predileto é o de cenoura com cobertura de chocolate.

Segue abaixo uma receita fácil e rápida desta delícia:


Ingredientes:

Massa
  • 02 cenouras médias
  • 06 colheres de sopa de óleo de girassol (90 ml) - Obs.: eu uso o de granola
  • 02 xícaras rasas de farinha de trigo (210 g)
  • 01 colher de chá rasa de fermento químico em pó (7 g)
  • 02 ovos inteiros
  • 07 colheres de sopa  de açúcar refinado (7 g)
Cobertura
  • 01 colher de chá rasa de leite integral (4 g)
  • 01 colher de chá cheia de açúcar (4 g)
  • 03 colheres de chá de achocolatado em pó (6 g)

Modo de Preparo:
Bater no liquidificador a cenoura e o óleo.
Acrescentar os ovos, o açúcar, a farinha e o fermento.
Colocar a massa em uma forma untada e polvilhada.
Levar para assar em forno 180ºC por 30 a 40 minutos.

Para a cobertura
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até ferver.
Despeje sobre o bolo ainda quente.

Dica - Aqui em São Caetano tem um café/restaurante chamado Cafeteria Paris que prepara e vende um bolo de cenoura maravilhoso. Vale a pena experimentar !!! Fica na Rua Tiradentes, 194, Bairro Santa Paula.

Espero que tenham gostado da receita e da dica !

Beijos.


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Sacãolinha

Oi, pessoal !!!

Vejam que legal ! Além das Sacolinhas de Natal que montamos para as crianças, existem também as Sacãolinhas de Natal para os animais carentes.


O kit deve conter um saco de ração (o peso fica a critério do doador), um sabonete para Pet, um pote de ração e o que mais o adotante puder doar.

Todos os materiais recebidos serão doados para os abrigos de proteção animal do Grande ABC e para protetoras(es) independentes.

A campanha Sacãolinha de Natal tem como objetivo conscientizar as pessoas que nossos animais precisam de nossa ajuda também como todos os seres com vida nesse planeta.

Para maiores informações, por favor, entrem em contato com a Andrea Brock através do e-mail andrea.brock@saocaetanodosul.sp.gov.br

Beijos e bom dia !!!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Não basta apagar o fogo...

Bom dia, pessoal !

"Quem não entende um olhar, muito menos entenderá uma longa explicação..."

(foto da frente de combate ao incêndio que devastou a Austrália)

Que linda imagem!!! Olhem a troca, o olhar, o gesto. 

O universo é um, não importa se somos um monte de pessoas que forma a espécie (animal, humana, vegetal). Somos poeira do mesmo sistema, não somos nem mais nem menos. O que nos faz maior ou menor é isso: um gesto lindo que vem da chama divina que cada um possui mais ou menos acesa. E alguns esquecem ou desconhecem que a possuem dentro de si...

Quem dera todos os homens tivessem a chama divina bem acesa dentro deles... Com certeza viveríamos num mundo melhor !

Beijos.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Dez mandamentos do cabelo bonito

Bom dia, pessoas, tudo bem?

Vamos começar a semana cuidando dos cabelos? Então leiam as dicas abaixo:

Dez mandamentos do cabelo bonito

Toda mulher sonha em desfilar lindas madeixas. E, para atingir este desejo, não se costuma poupar esforços. Muitas vezes, porém, por mais que se gaste com produtos e se consulte com bons profissionais, o resultado não é o esperado. Isso acontece porque – explica a hairstylist Lenir Bregantim, proprietária do salão paulistano NaBahia Arte em Cabelos – são importantíssimos dez passos para se conquistar cabelos bonitos e saudáveis de fato. Confiram, a seguir, quais são esses mandamentos:

Alimentação

“Cultivar hábitos alimentares saudáveis é o primeiro passo para um cabelo bonito”, diz Lenir. A ingestão de vitaminas, óleos vegetais, zinco e nutrientes naturais garante vitalidade, força e brilho aos fios.

Corte

Cabelo sem corte, cheio de pontas, é sinônimo de fios mal cuidados. Por isso, agende sempre com seu cabeleireiro para ao menos aparar as pontas. A manutenção varia de acordo com o corte e com o processo químico, podendo ser de mensal até a cada três meses.

Temperatura

Água quente resseca os fios. “Nos dias frios, a dica é deixar a temperatura da água morna e tomar banhos mais rápidos para não sofrer tanto”, completa a cabeleireira.

Máscara

“Tenha sempre em casa máscaras hidratantes para utilizar uma vez por semana, com o objetivo de revitalizar os fios”, fala Lenir.

Antirresíduos

Não importa se seu cabelo é seco ou oleoso, o xampu antirresíduos é essencial para a saúde dos fios e sua completa higienização. “Ele tira as impurezas do cabelo, restos de produtos e oleosidade, que muitas vezes interferem na vitalidade e no brilho”, explica a hairstylist. Quem tem fios oleosos pode utilizá-lo de uma a duas vezes por semana, enquanto as donas de fios secos devem usá-lo uma vez a cada dez dias. No caso de madeixas normais, o intervalo indicado é semanal.

Manutenção

Não se trata apenas da manutenção do corte, mas também de processos químicos como tintura e alisamento. Avalie com o seu cabeleireiro de quanto em quanto tempo deve ser o intervalo entre uma aplicação e outra e respeite este período estabelecido. Raízes escuras ou crespas ou com o restante liso comprometem qualquer visual.

 
Produtos
Invista em bons produtos, mas isso não significa que eles devem ser necessariamente caros. O principal é optar sempre por xampus e condicionadores, entre outros, que sejam específicos para seu tipo de cabelo.

Proteção
Os fios devem ser protegidos tanto da ação do sol quanto do calor de chapinhas e secadores. “Antes da praia e piscina, aplique o protetor solar nos fios e, quando for utilizar o secador ou a chapinha, não se esqueça de nunca do protetor térmico”, recomenda Lenir.

Hidratação extra
Além dos cuidados diários com lavagens e aplicações semanais de máscaras nutritivas, invista em hidratação mais potente feita em salão uma vez por mês. “Ela faz toda a diferença, principalmente para quem tem o fio mais ressecado”, comenta.


Finalização

Não saia de casa sem um finalizador. “Eles trazem brilho, movimento e vitalidade aos fios. Basta escolher o que é ideal para você”, completa a hairstylist.
(fonte: Terra)

As dicas servem também para os homens, viu !

Beijos e ótima semana !!!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Educação postural começa em casa

Oi, pessoas, tudo bem?

Sabemos que manter uma postura correta nas atividades diárias é importantíssimo na prevenção de problemas diversos. Parece pouca coisa, mas imaginem determinada atividade sendo repetida por várias horas por dia, todos os dias com uma má postura. Ao longo do tempo esses vícios podem vir a se tornar de fato problemas de coluna, respiração e até de concentração. Isso porque as más posturas atingem não só o sistema músculo-esquelético, mas também os órgãos internos. Uma atitude de escoliose, por exemplo, pode achatar ou comprimir os pulmões, diminuindo sua capacidades funcional, além de prejudicar a vascularização e oxigenação de todo o corpo. Por isso, é importante estimular desde a infância uma boa postura.

O ideal é ensinar maneiras corretas de se locomover ou mesmo de ficar parado em pé, sentado ou deitado que sejam confortáveis para as crianças. Não adianta exigir algo que ela não possa sustentar por muito tempo e nem levar para seu dia-a-dia, quando estiver longe dos seus olhos. Confiram algumas dicas:
  • "Na hora de assistir televisão ou jogar vídeo game, certifique-se de que a TV esteja na altura dos olhos, que a criança enxergue a tela mantendo o pescoço reto e a boca fechada. Se ela estiver mais baixa do que a tela, precisará flexionar o pescoço para enxergar. Essa postura muitas vezes acarreta em dois outros péssimos hábitos: curvar a coluna e manter a boca aberta.
  • Ainda na hora da televisão, não deixe que seu filho relaxe no sofá jogando as costas para trás com os pés no chão, um hábito muito danoso à coluna lombar. Ele pode relaxar esticando as pernas numa banqueta à frente do sofá, ou então sentando com as pernas cruzadas na "postura do índio".
  • Durante as refeições, ensine os pequenos a sentarem-se sobre os ísquios, os ossinhos da bacia que sentimos quando sentamos num lugar mais duro. Encontre os seus ísquios e ensine a criança a encontrar os dela. Sentar sobre os ísquios, e não sobre o sacro (osso triangular do fim da coluna), garante uma coluna ereta.
  • Se ao sentar os pés da criança não tocarem o chão e a cadeira não for regulável, propicie um pequeno apoio no chão, certificando que os pés fiquem devidamente apoiados e que os joelhos fiquem dobrados em 90 graus. Pode ser um banquinho ou mesmo listas telefônicas.
  • Na hora de sentar à escrivaninha ou ao computador, uma sugestão divertida é substituir as cadeiras pelas bolas suíças, aquelas bem grandes usadas para exercícios. Quando sentamos na bola, automaticamente corrigimos nossa coluna, porque se nos curvarmos, escorregamos para frente. Além disso, a bola é ótima para as brincadeiras ou alongamento das crianças.
  • Ensine a criança a dormir de lado, com as pernas flexionadas, como na postura fetal. O uso de almofadas, travesseiros ou quaisquer outras formas de apoio são sempre válidas para trazer conforto à postura correta. Nesse caso, você pode ajudá-la a colocar um travesseiro na cabeça, um entre as pernas e outro para abraçar. Ainda que ela se mova durante à noite, se aprender a gostar dessa postura, irá buscá-la naturalmente."
A postura correta, além de aumentar a autoconfiança, traz saúde aos ossos, músculos e orgãos internos.
E sempre estimulem as crianças dizendo que elas devem  fazer exercícios ou praticar esportes, pois só assim poderão desenvolver a consciência corporal, fundamental para que elas mesmas se corrijam. Se vocês sentirem que seus filhos precisam de mais ajuda, não hesitem em procurar um profissional competente.

Beijos e bom finde !!! 

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Pesquisa

Bom dia, pessoal !!!

Um levantamento feito com mais de mil homens e mulheres, publicado no jornal Daily Mail, aponta que os que saem da cama mais cedo são mais magros, saudáveis e felizes do que os que gostam de acordar tarde.
 
O estudo conduzido pela Universidade Roehampton, em Londres, Inglaterra, pesquisou a relação entre hábitos de sono e saúde e descobriu que madrugar diminui os índices de depressão e ansiedade, bem como colabora para o hábito de tomar café da manhã, que também está associado à boa forma.
 
Entre os pesquisados, 13% acordavam antes das 7h da manhã todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos. O total de 6% da amostra disse acordar regularmente antes das 9h, mas estender um pouco mais o sono aos fins de semana.
 
Segundo o pesquisador Jorge Huber, pessoas que dormem tarde e acordam tarde não são necessariamente menos saudáveis do que os que madrugam, mas as estatísticas apontam benefícios para os que criam o hábito de sair da cama cedo. "Em algumas profissões, há claras vantagens em ser uma pessoa mais noturna, mas há indicações de que dormir tarde colabora para noites mal dormidas", disse ao jornal inglês.

(fonte: Terra)

Interessante, né !

Beijos.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Boa noite !!!

Pessoas queridas

Me despeço do dia de hoje com esta linda mensagem:


Vamos correr atrás dos nossos sonhos e realizá-los !

Beijos.

Lar Bom Repouso

Oi, pessoal !!!

O Lar Bom Repouso está precisando de ajuda:


Sejamos solidários !

Beijos.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Produtos que devemos parar de comprar

Bom dia pessoal, tudo bem?

Leiam com atenção as dicas de produtos e serviços que devem ser cortados da sua lista de despesas porque não cumprem o que prometem, estão obsoletos ou, simplesmente, são desnecessários:

Filtro solar com altíssimo fator de proteção -Farmácias e drogarias vendem filtro solar com FPS 15, 30, 60 e até 100. O FPS 15 bloqueia até 96% dos raios ultravioleta e o de 30, até 98%. Os produtos com FPS mais alto são mais caros, mas oferecem proteção, no máximo, de 99% - uma diferença quase inexpressiva. "Não existe vantagem em filtro acima de 30", diz Marcus Maia, coordenador do Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Garantia estendida -Esse tipo de seguro é oferecido pelas lojas para complementar a garantia legal de eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Só quando precisa usá-lo, no entanto, é que o consumidor descobre que existe uma série de restrições: a cobertura não é dada, por exemplo, no caso de um defeito causado por mau uso. Pesquisa do Procon-SP com consumidores que contrataram garantia estendida mostrou que a maioria não usou (63,22%) e, entre os que usaram, metade teve problemas.

Seguro de cartão de crédito -Quem contrata um cartão de crédito é logo apresentado a uma modalidade de seguro que, garantem as operadoras, dará garantias ao consumidor em caso de roubo ou furto. Ainda que o valor pareça baixo, entre R$ 3 e R$ 4 por mês, é um gasto desnecessário, alerta a supervisora institucional da Proteste, Polyanna Carlos Silva. "Se o cartão foi furtado e o cliente fez o bloqueio, qualquer compra feita a partir dali será de responsabilidade da administradora."

Aparelho de DVD -Não vale mais a pena comprar aparelhos de DVD, pois caiu o preço dos tocadores de blu-ray. De janeiro de 2010 até julho deste ano, o preço dos blu-ray players caiu de R$ 686, em média, para R$ 501, segundo a consultoria GFK. Já é possível encontrar, no mercado, aparelhos por até R$ 300. O professor da Poli-USP Marcelo Zuffo destaca que a troca compensa porque os blu-ray players também tocam os discos de DVD, o que evita que o consumidor perca sua coleção de filmes.

Desodorante redutor de pelos -Nos últimos anos, surgiram no mercado diferentes marcas de desodorantes que prometem reduzir a quantidade de pelos nas axilas. Uma pesquisa divulgada pela Associação de Consumidores Proteste com três produtos do tipo, porém, mostrou que eles são ineficazes quando utilizados por um período de 30 dias.
E os fabricantes não informam, na embalagem, o tempo exato necessário para que os efeitos comecem a aparecer.

Título de capitalização -Os bancos vendem o título de capitalização como um tipo de investimento: o consumidor deixa o dinheiro guardado por determinado período, o valor é corrigido e ele ainda pode concorrer a uma série de prêmios. O educador financeiro Mauro Calil destaca que a correção é prefixada e pode repor ou não a inflação. Segundo ele, em poucos casos, ultrapassa a inflação. Por isso seria melhor deixar o dinheiro na poupança.

Crédito rotativo do cartão -Quem paga só uma parte ou o mínimo da fatura do cartão de crédito arca, segundo dados da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), com as taxas de juros mais altas do mercado: 10,69% ao mês, ou 238,30% ao ano. Se não der para pagar a fatura inteira, compensa mais pedir um empréstimo pessoal no banco, com taxa de 4,58% ao mês (71,15%) ou usar o cheque especial (8,25% ao mês, 158,90% ao ano).

Produtos piratas -A economia gerada pela compra de um produto pirata quase nunca compensa. Primeiro, porque a qualidade é inferior e sua duração, mais curta. Depois, porque eles podem oferecer riscos à saúde do consumidor. Tênis falsos causam danos aos pés, óculos prejudicam a retina, baterias de celular podem explodir e brinquedos podem se quebrar em peças pontiagudas, ferindo as crianças, exemplifica Edson Vismona, presidente do Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade.

Imóvel financiado por cooperativa habitacional -A cooperativa habitacional tem como princípio a associação de pessoas para a construção de suas casas, sem intermediários e sem visar lucros. O problema acontece quando, por qualquer motivo, o comprador desiste do negócio: os contratos costumam ter cláusulas que dão à cooperativa o direito de reter 30% do valor recebido em caso de desistência. Pior: como não se trata de uma relação de consumo, o consumidor tem poucas opções para reclamar.

Alimentos enriquecidos com Ômega 3 -É vasta a oferta de produtos enriquecidos com Ômega 3 nos supermercados. Leite e ovos são vendidos como fonte de um suplemento alimentar importante para toda a população. O nutrólogo e cardiologista Daniel Magnoni ressalta, no entanto, que a as únicas pessoas que precisam de reforço do Ômega 3 são
as que têm problemas como doenças cardiovasculares, deficiência imunológica ou de coagulação. "Tirando esses casos, esses produtos não servem para nada."

Informações como estas são sempre úteis pois às vezes gastamos com coisas desnecessárias achando que estamos fazendo a coisa certa !

Beijos.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Motivação & Sucesso

Bom dia, pessoal !!!

Começarei a semana postando um texto muito interessante referente à líderes de empresas:

As palavras movem; os exemplos arrastam

"Há empresas e pessoas que se iludem ao achar que é possível realizar mudanças de comportamento em seus subordinados sem, primeiro, dar o exemplo. O velho ditado “faça o que eu mando e não faça o que eu faço” na verdade nunca teve sentido algum. A liderança eficaz tem como base o ditado latino “as palavras movem; os exemplos arrastam”, ou seja, pouco adianta falar o tempo todo sobre alguma coisa. Dê primeiro o exemplo e tudo começará a acontecer.
Conheço chefes, supervisores, encarregados, gerentes e diretores que fazem belos discursos pela ética, pela excelência no atendimento ao cliente, pela obsessão por qualidade, mas que dão exemplos absolutamente contrários aos seus discursos.
Essa incoerência entre o discurso e a prática é o maior problema das empresas e das pessoas. O descrédito delas vem justamente daí. Elas dizem uma coisa na publicidade ou mesmo em seus pronunciamentos públicos e na prática as coisas ocorrem de maneira quase oposta.
O líder deve ser um timoneiro - que não só fala bonito, grita e diz “vamos lá” -, mas aquele que em muitas ocasiões assume o comando, pega o timão e dirige o barco para locais mais seguros. Só assim terá o respeito de seus liderados.
Conheço falsos líderes que mandam fazer aquilo que jamais fizeram ou tiveram a disposição de fazer. Conheço falsos líderes que colocam seus liderados em situações de extrema dificuldade e se omitem na hora de assumir responsabilidades, isto é, de responder pela sua equipe. Conheço ainda aqueles que são “heróis de fachada” e fogem da luta quando ela se apresenta pra valer.
É preciso lembrar que a liderança eficaz só acontece através do exemplo. E esse exemplo tem que ser dado no dia a dia, nas pequenas coisas, nos detalhes do cotidiano, na forma de falar, de se expressar, de conduzir a resolução de um problema.
Avalie se você tem total coerência entre o discurso e a prática. Pense se você lidera pelo seu exemplo de comprometimento, atenção aos detalhes, respeito, ética e honestidade.

Pense nisso. Sucesso !"

(ANTHROPOS MOTIVATION & SUCCESS)

Beijos e ótima semana !

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Sacolinhas de Natal

Boa tarde !

Vocês já fizeram alguma Sacolinha de Natal? Sabem do que se trata? 


Trata-se de uma sacola contendo roupa, calçado, meia, calcinha/cueca, doces, brinquedo novo, produtos de higiene, etc, que será entregue a uma criança carente.

Querem participar? É só procurar associações/instituições sérias que realizam este belíssimo trabalho. Uma delas é A Casa do Jardim (www.projetoacasadojardim.com.br), que já começou a distribuir as sacolas.

É uma delícia montar a sacola mas, delícia mesmo, é imaginar o sorriso e a alegria da criança quando receber a mesma !

Vamos participar e fazer um Natal mais feliz !!!

Beijos.

Horário de Verão

Bom dia, pessoal !!!

Informação útil no blog:

Horário de verão começa no próximo dia 16

O horário brasileiro de verão começa à meia-noite do próximo dia 16 e termina em 26 de fevereiro de 2012. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem adiantar os relógios em uma hora.

Será o horário de verão mais longo já adotado no país. Para que o fim do horário não coincida com o domingo de Carnaval, o período foi estendido em uma semana.

Um decreto federal estipula que os relógios sejam adiantados todos os anos à meia-noite do terceiro domingo de outubro e atrasados à meia-noite do terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

Mas no ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o fim do horário de verão e o domingo de Carnaval, então, o fim é no domingo seguinte.

Esse vai ser o caso do Carnaval de 2012, que cai entre os dias 18 e 21 de fevereiro. Por isso, o horário de verão de 2012 acabará só no dia 26.

Beijos e ótima sexta-feira !

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O Escorpião

Oi, pessoal !!!

Li este texto e gostei muito da mensagem que ele passa:

O Escorpião
Um mestre do Oriente viu quando um escorpião estava se afogando e decidiu tirá-lo da água, mas quando o fez, o escorpião o picou. Pela reação de dor, o mestre o soltou e o animal caiu de novo na água e estava se afogando. O mestre tentou tirá-lo novamente e outra vez o animal o picou. Alguém que estava observando se aproximou do mestre e lhe disse:
-Desculpe-me mas você é teimoso! Não entende que todas as vezes que tentar tirá-lo da água ele irá picá-lo? O mestre respondeu:
-A natureza do escorpião é picar, e isto não vai mudar a minha, que é ajudar.
Então, com a ajuda de uma folha, o mestre tirou o escorpião da água, salvou sua vida e continuou:
-Não mude sua natureza se alguém lhe faz algum mal; apenas tome precauções. Alguns perseguem a felicidade, outros a criam. Quando a vida lhe apresentar mil razões para chorar, mostre-lhe que tem mil e uma razões para sorrir. Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de você.
E o que os outros pensam... é problema deles !!!
Beijos e bom dia !

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dia das Crianças

Bom Dia !!!

Desejo às crianças saúde, amor, carinho, afeto, alegria, atenção, proteção, educação e um lar feliz e estruturado.

*Dia das Crianças*


A criação do Dia das Crianças no Brasil foi sugerida pelo deputado federal
Galdino do Valle Filho, na década de 1920.


Arthur Bernardes, então presidente do Brasil, aprovou por meio do decreto de
n. 4867, no dia 5 de novembro de 1924, a data de 12 de outubro como o dia
dos pequenos.


O Dia das Crianças só passou a ser comemorado mesmo em 1960, quando a
fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção junto com a empresa Johnson & Johnson para lançar a "Semana do bebê Robusto" e aumentar suas vendas.


A idéia das duas empresas deram tão certo que outros comerciantes resolveram adotar a mesma estratégia. E assim, dia 12 de outubro é dia de criança ganhar presente !


*Dia das Crianças no Mundo*


Muitos países comemoram o Dia das Crianças em outros dias do ano. Na Índia, é em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1 de junho. Na China e no Japão, a comemoração acontece em 5 de maio.


*Dia Universal da Criança*


A Organização das Nações Unidas, também conhecida como ONU, comemora o dia de todas as crianças do mundo em 20 de novembro. Foi nessa data que os países aprovaram a Declaração dos Direitos das Crianças.


*Direito das Crianças*


Durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, no dia 20 de Novembro de 1959, representantes de centenas de países aprovaram a Declaração dos *Direitos da Criança*. Ela foi adaptada da Declaração Universal dos Direitos Humanos, porém, voltada para as crianças:

*1-* Todas as crianças são iguais e têm os mesmo direitos, não importa sua
cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.

*2-* Todas as crianças devem ser protegidas pela família, pela sociedade e
pelo Estado, para que possam se desenvolver físicamente e intelectualmente.

*3-* Todas as crianças têm direito a um nome e a uma nacionalidade.

*4-* Todas as crianças têm direito a alimentação e ao atendimento médico,
antes e depois do seu nascimento. Esse direito também se aplica à sua mãe.

*5-* As crianças portadoras de dificuldades especiais, físicas ou mentais,
têm o direito a educação e cuidados especiais.

*6-* Todas as crianças têm direito ao amor e à compreensão dos pais e da
sociedade.

*7-* Todas as crianças têm direito à educação gratuita e ao lazer.

*8-* Todas as crianças têm direito de ser socorridas em primeiro lugar em
caso de acidentes ou catástrofes.

*9-* Todas as crianças devem ser protegidas contra o abandono e a exploração no trabalho.

*10-* Todas as crianças têm o direito de crescer em ambiente de
solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.

Beijos e bom feriado !!!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

ActionAid

Boa tarde, pessoal !!!

Vocês conhecem a ActionAid?

"É uma organização não-governamental, sem fins lucrativos e sem filiação partidária ou religiosa, que trabalha em mais de 40 países para vencer a pobreza há 38 anos.

O trabalho é desenvolvido em parceria com grupos e organizações locais de comunidades pobres para construir alternativas de superação das dificuldades e garantir o acesso destas populações aos direitos básicos como alimentação, saúde, moradia, educação, igualdade entre homens e mulheres, raças e etnias."

Vocês podem participar deste trabalho "apadrinhando" uma criança.

Eu apadrinhei o Jeferson, um menino lindo que mora no Maranhão, e todos os meses eu o ajudo. Não o conheço pessoalmente mas às vezes trocamos cartinhas e fotografias.

Vale a pena entrar no site www.actionaid.org.br e conhecer o trabalho sério que a organização realiza !

Beijos.

Sedentarismo

Bom diiiiaaaaaa !!!

Ontem eu fui na academia Runner e renovei o meu plano por mais um ano. Confesso que não estava muito animada pois tenho preguiça de treinar, mas, como disse a minha mãe, que por sinal também treina lá, eu preciso pensar na minha saúde. E, por falar em saúde, vejam o que acontece com quem não pratica nenhuma atividade física:

 

 Então, aproveitem as dicas que postei no blog há uns dias atrás e comecem a caminhar umas três vezes por semana para, futuramente, saírem correndo poraí...

Beijos e + saúde !

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Milho de Pipoca

Bom dia, pessoal !

Leiam este texto e vejam o quanto ele é verdadeiro:

Milho de pipoca
Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre.
Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: A dor.
Pode ser fogo de fora: Perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder o emprego ou ficar pobre.
Pode ser fogo de dentro: Pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo !
Sem fogo o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também.
Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz.
Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: BUM !!!
E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado.
Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras pela vida inteira.
Transforme-se na flor branca, macia e nutritiva. Mude !!! A escolha só depende de você: Milho para sempre ou pipoca.
Autor: Rubem Alves (esta crônica está no livro "O amor que ascende a lua").
As transformações quase sempre são dolorosas e difíceis porém necessárias para que possamos crescer, aprender e amadurecer.

Sejamos pipoca !!!

Beijos.

domingo, 9 de outubro de 2011

Artesanato

Boa noite, pessoal !!!

Eu sempre gostei de fazer artesanato. Há um tempo atrás fiz velas em gel e depois aprendi a arte da Decoupage (do francês découpage, derivado do verbo découper, recortar), que é o nome dado à arte de decorar com colagens de recortes de papel estampado.

Dei um tempo no artesanato por conta da correria do dia-a-dia mas agora, com o final do ano chegando, voltei a fazer.

Vejam abaixo as peças que preparei ontem:


É um conjunto composto de mini gaveteiro, lixeira e porta-lápis com porta-retrato. Gostaram?

Vou preparar bandeja, porta-retratos, caixas de chá e caixas quadradas com tampa e, assim que estiverem prontas, postarei as fotos no blog. Caso queiram encomendar ou comprar alguma peça entrem em contato comigo, tá !

Beijos e bom descanso !!!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Correr ou caminhar?

Bom dia !!!

O verão está chegando e com ele a vontade de perder aqueles quilinhos a mais... Daí surge a dúvida: "posso caminhar ou devo correr?" Leiam a matéria, escolham o melhor exercício físico e aproveitem as dicas dadas !

Para emagrecer: correr ou caminhar?

Colocar o tênis, respirar fundo, alongar e aquecer os músculos e sair andando por aí... Se você quer praticidade e liberdade para fazer um exercício, sua opção pode ser tanto a corrida quanto a caminhada. Agora, se o seu objetivo é emagrecer, outros critérios devem ser levados em consideração.
Os especialistas são unânimes em considerar a corrida um esporte eficaz contra as gorduras e capaz de provocar um gasto calórico maior do que a caminhada. Caminhar durante uma hora pode queimar, em média, de 350 a 400 calorias, enquanto que correr, de 500 a 550.
Cuide da postura
Na caminhada, o atleta mantém sempre um pé no chão. Já na corrida, no momento do trote, os dois pés não o tocam. Veja dicas:
Na caminhada: Olhe para o horizonte com a cabeça bem centrada entre os ombros. Mantenha o quadril reto. Ao dar o passo, o calcanhar toca o piso primeiro, depois toda a extensão da sola até o dedão do pé dar o impulso. Os braços devem ficar dobrados a 90º e punhos levemente fechados e ter seus movimentos alternados em relação às pernas.
Na corrida: a postura deve ser a mesma. A diferença é que na hora de dar impulso para o próximo passo há o chamado trote: o atleta dá um pequeno pulo e tira os dois pés do chão.
Não se esqueça de cuidar da respiração: inspire pelo nariz e solte o ar pela boca de forma que a reserva de oxigênio entre em sincronia com os passos e não lhe falte ar para cumprir o tempo de treino.
Pequenos desafios
Se você acha que a caminhada é leve demais para ajudar a enxugar os quilinhos que deseja, a sugestão é incrementar o treino escolhendo um trajeto com pequenos trechos de subida. Isso, certamente, irá aumentar o gasto calórico.
A escolha certa é o primeiro passo para garantir resultados mais rápidos e, assim, ficar motivada para não desistir do treino.
Sempre um pouquinho
Para que os passos realmente façam alguma diferença na balança, a freqüência e a forma com que uma pessoa treina pode contar muito mais do que o poder e a intensidade de um exercício. O segredo não é fazer muito e se desgastar, mas fazer sempre.
A escolha de uma atividade e a carga do treino devem respeitar os limites de cada um. Caso contrário, o esforço será em vão. Se uma pessoa não está preparada para correr, ela não conseguirá cumprir um tempo razoável de corrida para queimar todas as calorias que esse esporte permite.

Nesse caso, a caminhada acaba sendo mais adequada e até mais poderosa do que a corrida. Afinal, se eu tenho pique para caminhar durante meia hora, todos os dias, não é melhor do que conseguir correr apenas dois dias na semana?
E não é só. A corrida, além de exigir mais fôlego do que a caminhada, também oferece impacto sobre músculos e articulações. Pessoas obesas, idosas e sedentárias recomenda-se começar com caminhadas e só depois que atingirem um bom condicionamento físico, investir na corrida.
Hidratação
Ela é essencial para garantir o seu desempenho no treino e derruba aquele mito de que correr ou caminhar com muita roupa poderia ajudar a queimar mais calorias. Quem está desidratado não consegue fazer a quantidade de exercícios que poderia, portanto, também queima menos calorias. O ideal é investir em roupas leves e beber água antes, durante e após o treino.
A quantidade irá depender do tempo de atividade e do organismo de cada atleta. Geralmente, depois de meia hora de exercícios, o corpo já precisa de uma reposição de líquidos. Para ter certeza, porém, da sua necessidade, a dica é se pesar antes e depois do treino e descontar a quantidade de líquidos ingerida. O resultado dá uma noção de quanto líquido você elimina durante os exercícios e, portanto, quanto deve repor.
O tênis correto
A tecnologia na área esportiva permite que você saia da loja calçando um tênis perfeito para o seu pé e a atividade física que pratica. Para se ter uma idéia, há calçados específicos para caminhada.
Hoje, há também exame que avalia a pisada e indica o tênis capaz de evitar torções. O tênis certo reduz 20% do impacto quando o pé encosta no solo. Para isso, ele precisa ter amortecimento global na sola ou ao menos na parte do calcanhar.
Outra dica importante, nesse caso para prevenir bolhas ou a famosa unha preta (que pode ficar assim, com sangue pisado, pelo impacto do dedão no tênis): comprar um calçado com um centímetro a mais da ponta do dedo e deixar o pé transpirar com o uso de meias específicas.
(Fonte: iTodas)

Espero que a leitura tenha sido proveitosa !

Beijos e bom treino !!!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Poesia

Boa noite, pessoas queridas !!!

Esta poesia é a mais recente e espero que gostem !

Da janela...
"Da janela do meu quarto
Eu vejo o tempo passar.
Não para e nem dá trégua
Pois não pode se atrasar.

Da janela do meu quarto
Eu vejo luzes de montão.
Nos postes que iluminam as ruas
Nas lâmpadas acesas em vão.

Da janela do meu quarto
Eu vejo pessoas e animais.
Alguns andando depressa
Outros vão lentos demais.

Da janela do meu quarto
Eu vejo casas, prédios, lugares.
Muitas lojas e comércios
Misturados a verdadeiros lares.

Da janela do meu quarto
Ouço barulhos, buzinas e sons.
Sons que trazem tristeza
Mas também momentos bons.

Da janela do meu quarto
Eu vejo o sol durante o dia.
E o céu, todinho azul
Enche-me de alegria.

Da janela do meu quarto
Sinto o vazio da escuridão.
Às vezes lua, às vezes estrelas
Momento de maior solidão.

É na janela do meu quarto
Que eu gosto de ficar.
Quando algo não vai bem
E preciso me acalmar.

Respiro fundo, fecho os olhos
E faço uma oração.
Pedindo a Deus e à Nossa Senhora
Que aquietem o meu coração."

Cinthia – 30/08/2011

Descansem bastante e até amanhã !